A Seca Em São Paulo: É Culpa de Quem??

Who is to blame for the drought in Sao Paulo??

Como é época de eleições no Brasil, escreverei esse post em português.

Acabei de retornar do pais que me deu vida e da cidade que eu tanto amo, provavelmente na época que eu menos gosto: Eleições presidenciais, para governadores e deputados. Tem pessoas que dizem que, para conhecermos uma pessoa, temos que viver com elas… mas conhecemos muito mais sobre elas quando o assunto e política ou fanatismo político.

Dado esse fanatismo político, eu encontrei um conflito até que interessante nesse tempo que passei no Brasil. Como a maioria da população sempre tenta achar um culpado para os problemas, mas tendo um pouco de preguiça para sentar e analisar a fundo o caso, sempre culpam os mesmos seres: Seres Políticos… e se não chove e os reservatórios secam, bem, e culpa dos políticos. Mas é culpa dos politicos mesmo? Esse problema é tao preto no branco assim? Bem, vamos analisar um pouquinho a situação em que a grande Sao Paulo se encontra.

Hoje, o sistema Cantareira, que abastece a Grande Sao Paulo, atingiu record histórico de 3% da sua capacidade total. Isso é culpa de quem?? A resposta que sempre vem na boca da grande maioria da população é que a culpa é do governo, que o governo não faz nada como medida preventiva para casos assim. Então, vamos analisar a culpa do governo em situações como essa.


O país inteiro no dia das eleições

Culpa do Governo do Estado de São Paulo.

O governo de São Paulo tem culpa? Claro que tem, afinal, a SABESP é do governo estadual! Eles são os únicos culpados? Não! Mas darei um passo de cada vez. Existe uma lei universal chamada “lei da continuidade”. Em palavras para todo mundo entender: Se pegou aqui, tem que sair ali. Nada é perdido, nada é criado. Se água está saindo dos reservatórios, ela está evaporando, indo para os comércios, residências, indústrias etc. Mas depois de abastecida para as casas, evacuadas através de banhos de horas, descargas de 10L, arroz e feijão, resfriadores de caldeiras… para onde essa água vai? Para estaçōes de tratamento de esgoto, é claro! E essas estaçōes de tratamento de esgoto desaguam onde? Logicamente, deveriam cair de volta, tratada e limpa, no sistema de abastecimento de onde a água inicialmente saiu. Isso acontece? Não! Se isso acontecesse, o Rio Tietê, Pinheiros etc estariam limpos e pelo menos 60% da água que usamos estaria retornando para esses desertos. Isso não acontece e é culpa de quem? Do governo, sem dúvida! Mas não vou culpar o governo de um partido ou outro, pois o Sistema Cantareira foi idealizado nos anos 60. Planejamento urbano, sistema de esgoto e saneamento básico etc são todos responsabilidades do governo. O Governo do Estado tem culpa? Sim! Por não ter feito um sistema sustentável que retira e devolve a água limpa e tratada para o sistema de abastecimento, afinal, quase tudo o q consumimos volta para o esgoto (com uma pequena porcentagem parando na cintura, claro… mas isso não e culpa do governo! hehe)


O Rio Pinheiros, em 2014… aceitável?

Variações Climáticas.

A atmosfera tem culpa? Claro que tem! Mas isso é uma culpa coletiva. Existe um consenso de 99% dos cientistas que mudanca climatica existe. Culpa do governo (nāo só local, pois mudança climática é um fenômeno global) por só ouvirem os 1% (pois é mais leve nas contas publicas a curto prazo), mas também da população que polui de todas as maneiras possíveis e acham que é responsabilidade do resto do mundo limparem por elas.

Quando se ouve no jornal que choveu X% da média do mês de outubro, a média é feita da seguinte maneira: Pega-se a média de chuva dos últimos 40 anos e se compara com o que caiu no mês do ano a ser comparado. Estamos no dia 24 de outubro de 2014. Quase 80% do mês já passou, mas só 20% da chuva esperada para o mês de outubro caiu. Já é um mau sinal. Precisa chover muito até o fim do mês para compensar essa falta de chuva e tentar encher, mesmo que parcialmente, os reservatórios. Mas então a culpa é da mudança climática? Sim! Mas em partes, pois mudança climática só acontece por causa dos…..

Seres Humanos (Excluo Políticos)

Cortem todas as árvores, pavimentem toda a superfície da terra e continuem poluindo para verem onde chegaremos! À lugar nenhum! A Grande São Paulo tem uma área enorme… ãrea tão grande que consegue gerar seu próprio microclima, i.e. o clima da Grande São Paulo e mais quente e seco que seu arredor, verde e arborizado. Não é impressionante que São Paulo está seco, mas qualquer pingo de chuva que cai alaga metade da cidade? O Rio Tietê foi retilineado, assoreado, poluído com tudo imaginável… mas não foi a natureza. Tudo isso terã um efeito no clima local. São Paulo é um tapete de concreto, não existe lugar para a pouca agua que cai ir. Quase não existe área verde para vazão de água, os poucos bueiros que devolvem a água para o sistema de abastecimento estão entupidos com sujeiras que nós, seres humanos, jogamos pela janela do carro (sim, carro, pois ninguém mais quer andar de transporte público…). Todos esses fatores fazem com que, se a chuva não cai diretamente sobre a represa, nunca chegará à ela.

Antes de culparem alguém, parem pra pensar se você nâo tem um pouquinho de culpa também! Todos os problemas estão interligados, seja você ser político, ser humano ou parte da natureza… A mãe natureza pode ser boa, mas pode ser cruel para quem não a respeita. Se essa seca não é prova disso, difícil saber o que é!

Advertisements

2 thoughts on “A Seca Em São Paulo: É Culpa de Quem??

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s